Da Redação
No próximo dia 8 de abril será realizada nova campanha para cadastramento de doadores de medula óssea no anfiteatro do Hospital São Rafael, localizado na Rua 1 com Avenida 15. A campanha acontece em prol do rio-clarense Israel Chinellato, que ainda aguarda por uma medula compatível para transfusão. De acordo com a esposa de Israel, Andreia Galvani Chinelatto, a campanha acontece das 16h às 21 horas, ou até coletarem 300 amostras, que é máximo que pode ser coletado.
Andreia observa que a primeira campanha realizada no dia 19 de março contou com a participação de muitas pessoas, que se solidarizaram em ajudar Israel ou outras pessoas que estejam passando pelo mesmo problema. Porém, ela comenta que ainda não há informações sobre compatibilidade. Ainda não sabemos, vai direto para o sistema e se tiver alguma informação a equipe entra em contato com o médico, diz.
Pode participar da campanha qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, com boa saúde. Será preciso preencher cadastro e será retirada uma pequena quantidade de sangue. Caso seja compatível com qualquer pessoa que esteja na lista de espera, o doador será chamado posteriormente.
As pessoas não precisam ter medo, a doação é um ato de solidariedade, você estará salvando a vida de outra pessoa. Além disso, a procura leva um certo tempo, portanto, quanto mais doadores o Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula – tiver, mais chance alguém tem de continuar vivendo, pontua Andreia.