Foi confirmado nesta terça-feira (31) o novo titular da pasta da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Rio Claro. Thalison Mendes, do MDB, é o novo secretário em substituição ao também emedebista Gustavo Viégas, confirma o secretário municipal de Administração, Rogério Marchetti.
A Farol JC já havia antecipado ainda ontem (31) que Thalison era um nome a ser indicado pelo MDB ao Governo Gustavo, já que o segundo mandato do prefeito terá como vice-prefeita a emedebista Maria do Carmo Guilherme.
Inicialmente, conforme relatado nos bastidores, Thalison seria indicado para Secretaria Municipal de Agricultura, mas a articulação declinou. O partido, então, decidiu continuar com o comando da pasta da Segurança Pública diante do fato de Viégas ter antecipado sua saída – o que iria acontecer somente com o fim deste mandato de Perissinotto.
Thalison atuou nos últimos oito anos como chefe de gabinete do vereador Hernani Leonhardt na Câmara Municipal. Formado em Gestão de Pessoas, é bacharelando em Direito. Professor, palestrante e consultor em Recursos Humanos, atua desde 2015 no poder público, com passagens na Secretaria Municipal de Administração e PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Também foi candidato a vereador em 2012.
É a terceira mudança no comando da pasta neste primeiro mandato de Gustavo Perissinotto. O governo começou com o vice-prefeito Rogério Guedes (PL) como secretário de Segurança até desavenças em público culminarem na exoneração de Rogério do cargo.
O ex-delegado Gustavo Viégas assumiu a titularidade há um ano e meio após indicação do MDB, mas pediu demissão na semana passada. Thalison Mendes chega para a pasta com o desafio de manter unidade entre a corporação da Guarda Civil Municipal.
De acordo com o novo secretário, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil “é uma pasta pujante, estratégica para a cidade. Nossa missão é dar continuidade nos inúmeros projetos que vem dando certo e que culminaram com a redução dos índices de criminalidade. Temos uma estrutura com mulheres e homens de extrema capacidade técnica e nosso objetivo é continuar extraindo o melhor de cada um deles”, conclui.
Ainda de acordo com o secretário municipal de Administração e presidente do PSD, Rogério Marchetti, não vai ocorrer alteração no comando da corporação da Guarda Civil Municipal, que continuará com Rodrigo Servidoni.