Laura Tesseti
Uma pata selvagem apareceu em um condomínio no bairro Cidade Jardim e encantou a cirurgiã dentista aposentada Maria Angela Arantes Silva. “Estávamos aqui em casa quando começamos a ouvir um barulho, achamos que pudesse ser uma pomba grande tentando voar. Começamos a prestar mais atenção”, conta a dona da casa onde a pata apareceu.
Passados alguns dias, os donos da residência viram a pata, fotografaram e correram pesquisar na internet a espécie do animal. “Descobrimos que era uma pata selvagem. Entramos em contato com a polícia florestal e contamos o ocorrido”, explica Silva.
Mas a pata já havia feito um ninho, estava chocando os ovos e a dentista foi orientada a fazer contato com a polícia florestal após o nascimento dos filhotes, pois a retirada do animal de lá naquele momento poderia causar algum mal à pata e aos possíveis filhotes.
“Há alguns dias vimos ela descendo do telhado seguida de nove patinhos, ficamos encantados, antes mesmo do nascimento dos filhotes nos adaptamos, pesquisamos sobre alimentação e também preparamos um local para que eles pudessem tomar banho”, conta.
A família está esperando os patinhos crescerem um pouco mais para fazer contato com a polícia florestal para que eles possam ser retirados da casa e soltos em um local seguro.
“Sabemos que eles são da natureza e estão ameaçados, fizemos isso pois acreditamos no nosso dever e queremos apenas contribuir para o bem dos animais”, finaliza.