No dia 5 de junho, numa peixaria localizada na Vila Operária, foram apreendidos 638,78Kg de produtos identificados como impróprios para o consumo, dentre eles: peixes diversos, camarão, molhos e temperos caseiros, sushis, bolinhos e produtos industrializados, segundo informa a Vigilância Sanitária (VISA) de Rio Claro.
Na ação, em conjunto com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Procon e Desurb, as equipes verificaram que o estabelecimento estava funcionando sem atender normas de higiene e segurança alimentar, realizando manipulação de alimentos em ambiente inadequado, expondo à venda produtos sem rotulagem adequada (SIM, SISP, SIF) e prazo de validade, bem como produtos já vencidos.
“Além dos produtos expostos à venda, os que estavam armazenados em câmara fria se encontravam fora das condições sanitárias adequadas. A empresa, também, comercializava itens incompatíveis com o ramo de atividades, como carnes vermelhas, massas e comida japonesa”, diz em nota.
Já na manhã desta sexta-feira (16), em mais um desdobramento da ação sanitária com o apoio da PM e Polícia Civil, foi identificado que outros 400 quilos de carne (branca e vermelha), que aguardavam por inspeção, apresentavam selo SIF (Serviço de Inspeção Federal) falsificado. “Desta forma, por ser perecível, todo o produto será inutilizado. O responsável responderá criminalmente por falsificação”, explica a VISA.
Além dessas duas fiscalizações, o comércio já tinha sido autuado e multado anteriormente. No total, é quase 1 tonelada de material apreendido.