A prefeitura de Rio Claro está fazendo cadastro dos interessados em assistir gratuitamente os desfiles do carnaval de rua no camarote reservado às pessoas com deficiência. As vagas são limitadas.
O espaço tem recursos de acessibilidade como áudio-descrição para pessoas com deficiência visual, intérprete de Libras para surdos e alguns fones abafadores serão disponibilizados para pessoas com transtorno do espectro autista.
Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, (19) 9 8911-8607. Nesse primeiro contato serão informados os documentos que devem ser levados presencialmente à assessoria, que fica no Centro Cultural (Rua 2, 2880, Vila Operária).
É preciso apresentar laudo, ou carteira municipal de identificação da pessoa com deficiência ou documento que comprove a deficiência.
Cada pessoa com deficiência terá direito a um acompanhante. Será feita análise em casos específicos.
“Este e o segundo ano que teremos espaço específico para atender pessoas com deficiência nos desfiles do carnaval de rua”, destaca o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer. “Com recursos de acessibilidade proporcionando um carnaval para todos, esta se configura como mais uma ação para tornar Rio Claro uma cidade cada vez mais inclusiva”, acrescenta Paulo Meyer.
“Assim como em outros setores da prefeitura, a pasta de Turismo também tem trabalhado buscando a acessibilidade e ambientes de acolhimento para todos”, comenta o secretário municipal de Turismo, Guilherme Pizzirani.