Ednéia Silva
O frio se antecipou ao inverno e a queda na temperatura exige cuidado maior das pessoas para evitar problemas com alergias. É preciso cuidado na hora de usar cobertores e agasalhos que ficaram guardados durante muito tempo.
O médico pediatra Álvaro Camarinha explica que existem três tipos de alergia: bronquite, rinite alérgica e alergia de pele. Segundo ele, as principais causas das doenças são objetos que juntam pó, como carpetes, tapetes, bichos de pelúcia, pelos de gatos, estantes com livros velhos e empoeirados, etc. O médico informa ainda que existem alergias causadas pelo cheiro de fumaça de cigarro, perfumes, tintas, entre outros produtos.
Camarinha comenta que metade do tratamento contra alergia depende dos cuidados com o ambiente. Não adianta tomar a medicação, se o ambiente não estiver saudável. Sobre os ácaros, Camarinha esclarece que eles se alimentam de escamas da pele humana e vivem em tapetes, cortinas e roupas. “Por melhor que se limpe o tapete, o ácaro ainda persiste. Então o melhor é não ter tapete”, comenta.
Camarinha observa que todo cuidado é pouco. Antes de usar roupas e cobertores guardados durante muito tempo no armário, é preciso fazer uma boa limpeza e expô-los ao sol. Outra dica importante é para os cuidados necessários com crianças alérgicas filhas de pais fumantes. “Mesmo que não fumem dentro de casa, o cheiro da nicotina fica impregnado na roupa e pode causar crises alérgicas”, alerta o pediatra. De acordo com ele, filhos de pais fumantes têm tosse, pigarro e nariz ‘trancado’ quase sempre.