Imagem de caminhão com aves silvestres vindas de Colina, parado pela polícia

Ocorrência teve início na manhã de terça-feira e foi encerrada no fim do dia

A Polícia Militar Ambiental aplicou um Auto de Infração Ambiental com base no Art. 25 da Resolução SIMA nº 05/2021, valorado em R$ 72.500,00 pelo transporte de aves silvestres em desacordo com a autorização da autoridade ambiental competente.

O caso ocorreu na manhã de terça-feira (3), em Rio Claro, quando a Polícia Militar foi acionada após um caminhão guincho ser avistado transportando aves silvestres em uma gaiola, colocada sobre a plataforma de um caminhão guincho.

Os agentes de segurança foram acionados e fizeram a abordagem do veículo na Rodovia Fausto Santomauro, a SP-127, que liga Rio Claro a Piracicaba.

Segundo consta no registro da ocorrência, a unidade de Serviço Policial Militar Ambiental compareceu ao local da abordagem ao veículo, e foi constatado que no interior das gaiolas estavam sendo transportadas 145 aves silvestres com anilhas e/ou chips, oriundas do município de Colina com destino ao CESB/CETRAS, em Santa Bárbara D´Oeste, pois o criador/comerciante, as havia doado à ao local.

Uma veterinária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Rio Claro, emitiu laudo atestando que os animais não se encontravam em situação de maus tratos, e que poderiam ser transportados em caminhão com carroceria fechada até seu destino final. Os animais foram acompanhados pela polícia até o destino final.