A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira (24/5) mais um mandado de busca e apreensão, em face de suspeito de posse de fotografias e vídeos contendo abuso sexual de crianças e adolescentes, residente em Americana.

A partir de acompanhamentos realizados por equipe especializada, foi instaurada apuração e, após diligências, representado por mandado de busca e apreensão. A Justiça Federal de Americana autorizou a medida, a qual foi cumprida com todas cautelas devidas, apesar da pandemia causada pelo COVID-19.

Em razão do armazenamento de arquivos, o investigado, de 49 anos, foi preso em flagrante. Foram localizados aproximadamente 2,5G de arquivos contendo arquivos de imagens pornográficas de crianças e adolescentes e apreendidos 04 HDs. Ele responderá pelo crime previsto no artigo 241-B da Lei 8069/90 e, se condenado, poderá cumprir pena que varia de 1 a 4 anos de reclusão.

BALANÇO DE INVESTIGAÇÕES DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Neste mês foram cumpridos na região sete mandados de busca e apreensão, tendo sido envidado esforços para realização de tais medidas no mês de maio, conhecido como “maio laranja”, devido ao fato de no dia 18/5 ser celebrado o dia de combate à exploração sexual infantil, instituído pela Lei 9970/2000.

Neste ano, a Polícia Federal realizou, em Piracicaba, 9 apurações distintas, o cumprimento de 12 mandados de busca, culminando em 7 prisões em flagrante, sendo uma prisão preventiva, devido a indícios de abuso sexual contra a própria filha. Trata-se de um número muito superior aos anos anteriores graças à dedicação de equipe especializada no combate a esse tipo de delito. Em 2020, houve cumprimento de 7 MBAs, com 6 prisões em flagrante e, em 2019, de 4 MBAs, com 2 prisões em flagrante.

Em 2020, a Polícia Federal cumpriu, no Brasil, 213 mandados de busca e apreensão e, em 2021, já foram 114 mandados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.