Palestra aborda indicadores baseados em cruzamento de mais de 300 bancos de dados do Ciesp e da Fiesp
O Ciesp Rio Claro promove, na sexta-feira (30), a palestra “Macrotendências Mundiais até 2040”, que é voltada para gestores e empresários do ramo da indústria e pretende abordar tendências para a economia nas próximas décadas. Tais indicadores apontam para futuras oportunidades de negócios e são baseados no cruzamento de bancos de dados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), aliados à inteligência artificial.
A palestra será ministrada pelo presidente do Ciesp, Rafael Cervone, e traz estimativas para oito setores da economia: alimentos, energia, saúde, infraestrutura e urbanização, segurança e entretenimento, turismo, trabalho e qualificação, e perfil do consumidor. Em sua apresentação, Cervone enfatiza, dentre outras coisas, as questões de sustentabilidade, tema recorrente nas conversas com embaixadores estrangeiros em visita ao Ciesp. Outro tema é o envelhecimento populacional.
“Os hábitos de consumo mudaram exponencialmente e hoje vemos uma maior preocupação com abastecimento e consumo conscientes, além de geração de energia limpa e sustentável. As empresas que estiverem prontas para abraçar tais oportunidades crescerão e serão mais fortes e competitivas”, afirma Cervone.
Em Rio Claro, Cervone será recebido pelo diretor do Ciesp na região, Anselmo Ariza Quinelato. “Discutir temas como esse das macrotendências é de extrema importância na atualidade, afinal isso permite que as indústrias tracem um planejamento estratégico para o futuro e estejam alinhadas com as necessidades e os desafios que estão por vir”, pontua Anselmo.
O evento, que é gratuito e acontece no Ginástico, é destinado a associados e não associados ao Ciesp e, para participar, é necessário realizar inscrição online pelas redes sociais @ciesprioclaro. O Ciesp representa hoje oito mil indústrias e possui 42 regionais em todo o estado de São Paulo.