As chuvas previstas para o mês de abril não caíram. Segundo o Ceapla, eram esperados 74 milímetros, mas choveu apenas 24. Não há previsão para chuvas no começo de maio
O tempo seco que marca presença em todo o Estado de São Paulo, exceto na faixa litorânea, segue pela região de Rio Claro.
O mês de abril encerrou-se com um déficit preocupante de chuvas na região de Rio Claro, conforme revelam dados do Ceapla-Unesp e prefeitura de Rio Claro. Previstos inicialmente 74 milímetros de precipitação, o mês fechou com apenas 24, deixando um saldo negativo de 50 milímetros. Carlo Burigo, técnico responsável pelo Ceapla, alerta para a falta de previsão de chuvas nos próximos dias, agravando o quadro de aridez, especialmente após as queimadas recentes.
A persistência de uma massa de ar seco mantém as temperaturas em níveis elevados em todo o Estado. As altas temperaturas devem persistir até o final de semana, com previsão de máximas entre 34°C e 35°C. No campus da Unesp, a mínima registrada hoje (03) foi de 16.4°C, enquanto a máxima prevista é de 33°C.
O cenário é de céu claro e poucas nuvens, devido à influência dessa massa de ar seco e quente, que impede a formação de nuvens de chuva sobre São Paulo, mantendo o tempo estável, porém seco.
QUEIMADAS
Segundo o Corpo de Bombeiros de Rio Claro, ao menos oito focos de incêndios foram registrados durante o feriado do dia 1º de maio no município.
O incêndio que aparentava ser na Feena, na verdade aconteceu em uma área de canavial e foi controlado, assim como os demais. O bairro Chácara Lusa (foto em destaque) e o Terra Nova (foto abaixo) também tiveram áreas atingidas.