A Guarda Civil Municipal de Rio Claro, instituição criada em 1996, tem pela primeira vez na história uma mulher no comando da corporação.
O nome escolhido para a função, como já revelado antecipadamente pela Coluna Farol do Jornal Cidade, é o de Joelma Borges de Assunção Silva, 53 anos.
Oficialmente no posto, a autoridade conversou com a reportagem e contou como se sente desafiada e ao mesmo tempo honrada com o convite: “Ingressei na Guarda Civil Municipal em 1998. Na minha família não tenho ninguém que trabalhe na área da segurança, mas este sempre foi um objetivo de vida meu. Achava maravilhoso ver os profissionais de farda. Quando eu tive a oportunidade, prestei o concurso e foi uma alegria ter sido aprovada”, relembra a GCM Joelma.
Com a saída de Rodrigo Gonçalves, que deixou o posto para se tornar o novo secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, o nome de Joelma se destacou junto à administração municipal: “Foi uma surpresa e quando eu recebi o convite do prefeito me senti desafiada. Competência e bom relacionamento entre a corporação são necessários e eu me senti lisonjeada por ter sido identificada com essas qualidades. Me sinto pronta para fazer história na segurança”.
Atualmente a Guarda Civil Municipal de Rio Claro conta com 121 profissionais, sendo que 24 são mulheres.
Reforço
“Temos uma defasagem de pelo menos 70 GCMs pelo número que prevê a legislação. Esse concurso para a contratação de mais 40 sem dúvida irá nos trazer um ganho enorme”, afirmou a comandante.