Da Redação
A vacinação contra a gripe continua em Rio Claro, pelo menos até esta sexta-feira (13), conforme indicação da Secretaria de Estado da Saúde. As pessoas que fazem parte dos grupos beneficiados pela campanha podem procurar as unidades de saúde para se imunizar. A Vigilância Epidemiológica do município aguarda orientação da secretaria estadual para saber se a vacinação será ou não prorrogada.
A informação é da assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde. Como de praxe, nesta sexta-feira (13), a VE irá divulgar novo boletim com os dados da campanha. A meta do município é vacinar 80% do público-alvo, conforme determinação do Ministério da Saúde.
Na semana passada, a campanha de vacinação foi ampliada para professores e funcionários da educação das redes pública e particular do ensino infantil e fundamental, carteiros, policiais militares e civis, incluindo os bombeiros e a Guarda Civil Municipal. Os profissionais devem procurar as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, com identificação.
Também devem receber a vacina os idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado.
A vacina protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. A meta é vacinar 49,6 milhões de pessoas no país, sendo 9,6 milhões no Estado de São paulo. Em Rio Claro, o público-alvo era estimado em 48 mil pessoas antes da ampliação da campanha.