Na tarde desta terça-feira (8), uma queimada em um canavial no distrito de Assistência, em Rio Claro, mobilizou equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O incêndio, que se alastrou devido às altas temperaturas e vento, exigiu o empenho de caminhões das usinas para conter as chamas como apoio.
As chamas chegaram à área da Usina de Corumbataí, que fica naquela região e está desativada há décadas. O fogo atingiu o mato, não a estrutura do imóvel, segundo informações até o momento repassadas ao Jornal Cidade pela Defesa Civil, apesar de ter chegado próximo à casa de máquinas.
A fumaça densa começou a se espalhar pela cidade, chegando ao Centro de Rio Claro no início da noite. A intensidade da fumaça causou grande desconforto aos moradores, que relataram um cheiro forte e desagradável, afetando a qualidade do ar na região.
Os moradores expressaram preocupação com os impactos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios. A orientação é para a população evitar atividades ao ar livre. Até o fechamento desta reportagem, as forças de segurança ainda estavam atuando no distrito de Assistência para extinguir as chamas. A situação continua sendo monitorada e mais informações serão divulgadas assim que disponíveis.