Carine Corrêa
Em vários pontos da cidade, a ventania provou alguns estragos na tarde dessa segunda-feira, dia 2 de fevereiro. Danilo de Almeida, responsável pela Defesa Civil de Rio Claro, revela que a velocidade do vento chegou a marcar 77 km/h na Estação Meteorológica do município.
Nas redes sociais, uma internauta postou imagens de motocicletas que acabaram caindo com a força do vento. No bairro Cidade Jardim, uma árvore caiu e danificou a rede elétrica.
>>> Loja desaba em carros na área central
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, com o auxílio da Defesa Civil, fez a remoção do exemplar que ficou atravessado na Rua 3 com a Avenida 29. Ortiz – que integra a equipe da Defesa Civil – relata que uma casa nas proximidades do local onde ocorreu a queda do pinheiro foi destelhada com a ventania.
O temporal também provou uma demanda de ocorrências à concessionária Elektro, responsável pela distribuição de energia em Rio Claro. Sandro Campos, que é responsável pelo setor de engenharia, explica que mais de cinquenta ocorrências foram registradas nessa segunda.
“Todas as ligações estavam relacionadas à ventania. Estamos com todas as equipes trabalhando para restabelecer a normalidade na distribuição de energia”, garantiu. No bairro Santana, há registro de que muitas residências ficaram sem energia.
Operação Verão
A Defesa Civil relembra que a Operação Verão segue até o final do mês de março. Na operação, são fiscalizados os diversos pontos de alagamento no município. A corporação registrou até o momento alguns casos de alagamento, mas nada grave.