Decreto estabelece que todas as instituições que retomarem atividades presenciais terão como obrigação adotar protocolos

Escolas particulares de Rio Claro já estão iniciando a retomada de aulas presenciais. Está em vigor oficialmente desde a segunda-feira (25) a nova regra do Plano SP de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Rio Claro. O município está sendo regido pela Fase Laranja das 6h da manhã às 20 horas e pela Fase Vermelha das 20 horas às 6h. A partir disso, está mantida, de acordo com Prefeitura, a autorização para que as unidades de ensino particular retomem as atividades escolares presenciais.

Ao menos três grandes instituições de ensino na cidade confirmaram ontem ao JC que retomam a partir de quinta e na semana que vem as aulas. Conforme determinação, as escolas de educação infantil, fundamental e médio podem receber até 35% do número de alunos matriculados e devem, obrigatoriamente, adotar os protocolos de segurança sanitária nas dependências e orientados pela Secretaria de Estado da Saúde.

“Quando o município passar para a Fase Amarela do Plano São Paulo, o limite de alunos nas salas de aula será ampliado para 70% do número de matriculados. O índice de 100% só será aceito com o município na fase verde”, comunica a administração municipal.

Ensino Estadual

Nessa terça-feira (26) teve início o planejamento escolar para a retomada, no próximo dia 8, das aulas na rede estadual de ensino público. Segundo a Secretaria Estadual da Educação, foi iniciada ontem a formação das equipes escolares e a comunicação com as famílias a respeito dos protocolos de segurança para a retomada das aulas presenciais.

“O retorno das aulas na rede estadual ocorre a partir do dia 8 de fevereiro. A primeira semana de atividades presenciais será voltada ao acolhimento dos alunos, à prática dos protocolos no ambiente escolar e ao aprendizado do uso das ferramentas tecnológicas”, informa o Governo do Estado.

Ensino Superior

Mesmo Rio Claro estando na Fase Laranja, estão autorizadas as aulas presenciais dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.