Serra Fina, em Minas Gerais, é o ponto de disputa da La Misión, que começa hoje

Disputa de trilha e corrida na Serra Fina, em Minas Gerais, começa hoje com várias distâncias e participação de atletas amadores do município de Rio Claro

Uma das maiores provas de trilhas do Brasil começa nesta sexta-feira (16), na Serra Fina em Minas Gerais. E um grupo de vários atletas de Rio Claro já está pronto para iniciar a jornada que vai durar cerca de três dias. Há meses que os corredores vêm se preparando para essa intensa e aguardada disputa chamada La Misión.

Trata-se de uma corrida de trekking de montanha onde os atletas devem optar, no momento da inscrição, entre as distâncias de 80km, 55km, 35km, 25km, 15km e 7k. A corrida é livre, sem paradas obrigatórias e os corredores podem correr ou caminhar, parar e descansar onde e quando quiserem.

A Serra Fina é uma cadeia de montanhas localizada na tríplice divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo da Serra da Mantiqueira. A Travessia da Serra Fina possui um dos maiores desníveis topográficos do território nacional, acima de 2.000m, sendo que a parte mais alta da serra, a Pedra da Mina, é o quinto maior ponto do Brasil com 2.798m de altitude e é considerada por muitos a travessia mais difícil do Brasil.

Renan Scopinho, rio-clarense que no último fim de semana disputou a ultramaratona aberta a atletas amadores na final dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, é um dos que vai disputar. Para o Jornal Cidade, ele afirma considerar a La Misión a maior prova de trilha do Brasil, no qual vai disputar os 80 km.

“É a mais completa, organizada e desafiadora também. Tem várias distâncias, os atletas podem se desafiar em qualquer uma delas todas em ambientes de montanha. Tem muita subida, que faz a prova ser mais lenta, pois temos que alcançar todos esses desafios. Quem vai no circuito de 55 ou 85 é possível virar a noite e ficar pelo menos 15 horas dentro da prova dependendo da velocidade que estiver”, comenta.

Outros atletas que compõem o grupo de rio-clarenses são Alda Maria Ferreira Silva, Carol de Lucca, Dulcineia Aparecida da Costa, Ailton Chagas, Rafael Janei, Ana Gigante, Ronaldo Souza, Andrea Naomi, Luana Dantas, Mateus Melito e Ataíde Felipe de Souza.

Quem for disputar os 80km tem largada confirmada para a manhã desta sexta-feira. Depois, os 55km e por fim os 25km. No sábado, largam os 35km, 15km e 7km. “A prova nasceu na Argentina e veio para o Brasil na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. Este ano está batendo recorde, com cerca de 4 mil inscritos, então já é a maior prova do país de corrida de montanha”, finaliza Renan.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.