Reunião entre Sebrae, Prefeitura e ARIOBAR define estratégias para fortalecer a cadeia produtiva do setor, com oficina de planejamento prevista para fevereiro
Rio Claro deu um importante passo para o desenvolvimento do turismo gastronômico local. Em reunião realizada entre um representante do Sebrae SP (Alex Lavelli), o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município (Anderson Christofoletti) e o presidente da ARIOBAR – Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes (Gustavo Sousa), foram debatidas estratégias para a reestruturação da Cadeia Produtiva Local (CPL) do setor.
Entre os principais encaminhamentos da reunião, destaca-se a realização de uma oficina de planejamento participativo. O encontro reunirá todos os stakeholders envolvidos na cadeia do turismo e da gastronomia, com o objetivo de construir, de forma colaborativa, um plano de ação voltado ao fortalecimento da CPL de Turismo Gastronômico em Rio Claro.
A iniciativa visa fomentar o setor, promovendo maior integração entre os agentes econômicos e ampliando as oportunidades de crescimento para toda a cadeia, incluindo bares, restaurantes, hotéis, agências de turismo, atrativos turísticos e a população em geral, pois irá girar a economia e trazer mais prosperidade para os negócios locais. Além disso, a ação busca fortalecer a governança local, estreitando as relações entre o poder público, a iniciativa privada e o terceiro setor. A expectativa é que a oficina ocorra no mês de fevereiro, reunindo empresários, representantes do poder público e instituições parceiras para traçar diretrizes e metas para o desenvolvimento do segmento.