Carine Corrêa
De acordo com os dados divulgados pelo Mapa da Violência com estatísticas referentes a 2012, Rio Claro ocupa a terceira posição no ranking de homicídios em um levantamento realizado pelo Jornal Cidade envolvendo municípios da região.
O balanço que avalia, entre outras ocorrências, a quantidade de homicídios em 2012 revela que naquele ano foram no total 30 mortes violentas registradas em RC.
No mesmo ano, a cidade ocupou na esfera nacional o 1.513º lugar nos casos de homicídio, considerando a população total do município na época, que era de 188.977 habitantes. Se for considerar apenas a população jovem de Rio Claro, a cidade sobe algumas posições e ocupa o 583º lugar do país no Mapa da Violência em 2012. Em uma população de 48.258 jovens rio-clarenses, 11 foram assassinados naquele ano.
A tabela acima mostra número e taxas (por 100 mil) de homicídio em municípios da região. As cidades que não foram posicionadas no ranking estão excluídas da classificação pelo número de habitantes, abaixo da marca de 20 mil.
Mapa da Violência
O foco da pesquisa é o panorama da evolução da violência dirigida contra os jovens no período compreendido até 2012. Com uma análise dos dados de Estados, Capitais e Municípios, o objetivo foi identificar os locais e os determinantes dessa violência em três níveis de análises temporais: em curto, médio e longo prazo. Além dos homicídios, foram analisados suicídios e acidentes de transporte.