Divulgação

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está com inscrições abertas para 73 cursos online gratuitos, como almoxarife de obras, assistente de recursos humanos, operador de tratamento de resíduos sólidos, desenhista da construção civil, cuidador infantil, auxiliar de biotecnologia, locutor, entre outros. A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, irá auxiliar no processo de inscrição dos interessados. “É uma oportunidade de qualificação profissional que aumenta as chances de ingresso ou recolocação no mercado de trabalho”, comenta Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de novembro no Centro Público de Economia Solidária (Rua 10, 2527 – Av. 28 e 30 – Alto Santana), Cras Jardim Brasília (Av. 30, 290 – Jardim Brasília), Cras Bom Sucesso/NovoWenzel/Bom Retiro (Rua 5, 1.201 – Bom Retiro), Cras Terra Nova (Avenida Marginal, 1.043 – Terra Nova), Cras Panorama (Rua 14, 2.763 – Wenzel), Cras Jardim Independência (Rua M-7, 1.031- Independência) e Cras Bandeirantes/Mãe Preta (Av. 1-MP, Ruas 6 RV e 19 RV, nº 159).

Para fazer a inscrição, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. A idade mínima é 15 anos. “Qualquer pessoa pode se inscrever, mas haverá prioridade na distribuição de vagas para os candidatos inseridos no Cadastro Único e beneficiários de programas de transferência de renda”, explica Fabiana Heguis, diretora do departamento de Gestão de Programas Complementares da Secretaria do Desenvolvimento Social.

Os cursos terão duração de cinco meses e serão ministrados de novembro de 2017 a março de 2018. Caso o candidato não tenha computador e internet para fazer as aulas em sua residência, poderá utilizar os equipamentos do Centro Público de Economia Solidária, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas; do Centro de Qualificação Profissional (Av. Visconde do Rio Claro com Av. 32), de segunda a sexta, das 14 às 17 horas; e do Projeto Despertai, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. O projeto fica na Avenida 48, 210, entre as ruas 27 e 28, no bairro Santa Eliza.

O Pronatec foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Tamoyo é resistência, educação e cultura

Tratamento de criança aguarda por definição