Portal do Governo do Estado

Muitos pais não sabem, mas é possível tirar o RG dos filhos recém-nascidos nos postos do Poupatempo. É fácil e o atendimento é personalizado e preferencial.

Como os bebês têm poucos dias de vida valem as impressões digitais tiradas apenas do dedo polegar, providência que também é adotada para crianças de até cinco anos. No espaço para a assinatura, a identidade dos bebês traz o aviso de que o portador está “impossibilitado de assinar”.

O serviço pode ser agendado pelo celular ou tablet, por meio do aplicativo SP Serviços, e pela Internet. Com o filho pequeno no colo, os pais recebem atendimento preferencial e, para a maior comodidade dos cidadãos, o Poupatempo oferece um serviço de remessa de documentos pelos Correios, com valor cobrado no local.

Atendimento especial
Os atendentes do Poupatempo estão preparados para contornar problemas que costumam surgir na hora de atender crianças. É o que revela a assistente administrativa do Poupatempo, Bethânia Vícola. “Elas [as crianças] às vezes se assustam com as luvas usadas pelos técnicos que fazem a coleta biométrica, pois acham que vão tomar vacina. Os funcionários já sabem e usam uma luva como bexiga para distrair durante o atendimento. É comum ver funcionários do Poupatempo com crianças no colo para evitar o choro.”

Importância
O RG de bebês e crianças é um documento que proporciona uma garantia a mais em termos de segurança. Se antes de pedir a emissão do RG os pais providenciarem o CPF da criança, a Carteira de Identidade já terá impresso o número do cadastro de pessoa física que valerá durante toda a vida para assuntos ligados à Receita Federal. Outra vantagem da identidade para as crianças é facilitar a abertura de uma conta corrente para pais que desejam iniciar desde cedo uma poupança.

Veja como tirar o RG do bebê:
Agende a ida ao Poupatempo, que pode ser feito facilmente pelo celular por meio do aplicativo SP Serviços. Também é possível agendar pelo telefone 0800 772 3633 (Disque Poupatempo) ou pelo site www.poupatempo.sp.gov.br.

– O que é necessário:
Certidão de nascimento original e cópia
Número de inscrição no CPF (se tiver)
Documento da mãe original e cópia
1 foto 3×4 (com fundo branco) – a foto pode ser tirada no Poupatempo

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Secretária fala da mudança em salas de aula na rede

Versos de Vitrine tem lançamento