A cidade de Santa Gertrudes registrou, do início do ano até a data de hoje, terça-feira (26), 43 novos casos de dengue, sendo 40 autóctones – contraídos na região e três importados. De acordo com informações da prefeitura municipal, 209 notificações foram feitas, 54 suspeitas apresentaram resultados negativos e 110 pessoas aguardam os resultados dos exames.
Maria Adriana Cerri dos Santos foi diagnosticada com dengue há pouco mais de um mês e tudo começou com uma febre muito alta. “Comecei a sentir febre, cerca de 40°C e só baixava um pouco no momento em que tomava antitérmico, logo depois a temperatura subia novamente”, relata a moradora da região central de Santa Gertrudes.
Após muitos dias ruim, buscou atendimento e foi diagnosticada com da dengue, onde seguiu o tratamento e pouco mais de uma semana, já apresentava melhora. “Me senti incapaz, achei que não conseguiria voltar à normalidade, mas tenho muita fé em Deus e foi Ele, junto com minha família e claro, com todo atendimento médico que recebi, que consegui superar esse vírus”, fala.
SINTOMAS
O aparecimento repentino de febre alta, que pode chegar a 39 – 40°C é um dos principais sintomas, atrelado a dores de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos, vermelhidão pelo corpo e coceira. Náuseas, vômitos e diarreia não volumosa podem estar presentes, mas são menos frequentes.
ATENDIMENTO
A prefeitura de Santa Gertrudes orienta que em casos de sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, que funciona no horário comercial ou o Pronto Socorro Municipal, que funciona 24 horas, na Rua Santa Gertrudes, no Centro.
O poder municipal orienta ainda que os munícipes cuidem de suas casas e empresas, colocando areia nos pratinhos com plantas, não deixando água parada em recipientes e tomem as mediadas necessárias para combater o mosquito transmissor da deonça.