Lixo acumulado em clínica médica de Rio Claro

Segundo as queixas, empresa responsável tem alegado que interrompeu o serviço devido à falta de pagamento por parte da Prefeitura de Rio Claro

Nas clinicas médicas, odontológicas e veterinárias de Rio Claro, a interrupção do serviço de coleta do lixo contaminado gera reclamações e preocupação. Segundos os relatos, a empresa contratada pela Prefeitura não realiza o serviço há três semanas, e a informação é de que a coleta foi paralisada porque a administração municipal não está realizando o pagamento.

Normalmente, o recolhimento é feito uma ou duas vezes por semana, de acordo com o volume produzido por cada estabelecimento. Sem o serviço, os responsáveis pela limpeza desses locais já não tem mais meios para acondicionar o lixo contaminado dentro dos imóveis.

“As clínicas pagam por esse serviço. Todo mês de janeiro recebemos o carnê. A Prefeitura está recebendo, mas não está pagando a empresa. Desse jeito, é lógico que eles não vão trabalhar”, reclama a administradora de uma clínica médica, que preferiu não se identificar.

No lixo contaminado estão resíduos de procedimentos, cirurgias e atendimentos. São resíduos que precisam ser recolhidos e destinados de acordo com as normas de segurança da legislação, para evitar contaminação. No caso das clínicas veterinárias, há o agravante dos animais mortos, que também deixaram de ser recolhidos pela empresa ao longo do mês de outubro.

“As clínicas têm os recipientes adequados em que o lixo fica armazenado até o dia da coleta. Mas como há três semanas esse lixo não é retirado, já estão lotados” relata a ginecologista Olívia Abrão.

Segundo os profissionais da saúde, não é a primeira vez que o serviço apresenta falhas, porém, nas ocasiões anteriores, o recolhimento acabava sendo retomado na semana seguinte.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal na terça-feira (29), o vereador Val Demarchi (PL) usou a palavra para questionar a Prefeitura sobre a falta de pagamento à empresa terceirizada. Já o vereador Moisés Marques (PL) apresentou dois requerimentos sobre o problema. Coincidentemente, no Diário Oficial do Município de quarta-feira (30), a Prefeitura publicou o edital com emissão das taxas de coleta do lixo contaminado para 45 empresas, referente a setembro, com vencimento em novembro.

O que diz a Prefeitura

Procurada pela reportagem do Grupo JC de Comunicação, a Prefeitura de Rio Claro respondeu em nota enviada pela assessoria de imprensa que “a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente informa que a empresa que realiza a coleta de lixo hospitalar retoma as atividades nesta sexta-feira (01º). A perspectiva é de que, com a retomada do serviço, a situação esteja totalmente normalizada nos próximos dias”, comunicou o poder público diante dos questionamentos.

Mais em Dia a Dia:

Novembro Roxo: a prematuridade e seus guerreiros

Fim de semana de tempo estável em Rio Claro, sem previsão de chuva