Ramon Rossi
A Vigilância Epidemiológica de Araras confirmou ao Jornal Cidade que o novo Coronavírus, causador da Covid-19, tem transmissão comunitária em Araras. Ou seja, não é mais possível detectar a origem da infecção dos pacientes.
Até a manhã desta quarta-feira (22), o município registrava dez casos confirmados da doença. De acordo com a Vigilância, um deles tem histórico de viagem ao exterior e outros tiveram contato com pessoas infectadas. Para os demais, não há como identificar como aconteceu o contágio, já que eles não saíram de Araras e nem tiveram contato com pacientes que apresentavam sintomas da doença.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, os casos positivos envolvem moradores das regiões leste, norte, central e sudeste. Apenas dois dos pacientes que testaram positivo têm mais de 60 anos.
A equipe monitora todos os casos notificados como suspeitos de Covid-19, de acordo com o protocolo nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde, e também pacientes atendidos nas tendas sentinelas que estão em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas semelhantes aos da doença – principalmente problemas respiratórios e febre.