Carine Corrêa
O serviço de recolhimento de animais em Rio Claro não está ativo. A prefeitura afirmou em nota, que o trabalho será retomado “assim que o município dispor de área própria e específica para esse serviço”.
A demora motiva queixa de leitores, que continuam a encaminhar ao JC alguns flagrantes em diferentes bairros da cidade. É o caso do leitor João Carlos de Lima, que fez a imagem de um equino na pista que liga Rio Claro à Ajapi.
Outro motorista observou um animal na Avenida Brasil, com as Avenidas 39 e 41. Na região do Cervezão, um morador fotografou um grupo de cavalos.
Por sua vez, o poder público afirma que “mantém o atendimento de animais em situação de risco ou vítima de maus tratos. No caso de reclamação, a prefeitura desloca equipe para averiguar a denúncia, atende o animal em caso de maus tratos e localiza o proprietário, que é orientado sobre as devidas providências”.
Nesta semana, o assunto foi levantado pelo Legislativo. De acordo com o vereador Agnelo Matos (PT), uma determinação da promotoria teria impedido a ação de recolha dos animais, conforme a prefeitura estava fazendo em anos anteriores. “A promotoria teria que dar um prazo para que a prefeitura tome conta. Tem que voltar a recolher animais”, disse.