Servidores municipais em greve fizeram protesto em frente à Acirc durante a visita do ministro Guilherme Afif Domingos

Edneia Silva

Servidores municipais em greve fizeram protesto em frente à Acirc durante a visita do ministro Guilherme Afif Domingos
Servidores municipais em greve fizeram protesto em frente à Acirc durante a visita do ministro Guilherme Afif Domingos

Os servidores do setores de Saúde e Segurança realizaram uma passeata de protesto na região central da cidade nessa quarta-feira (24). Vestidos de preto e com nariz de palhaço, os grevistas percorreram a Rua 3 e se concentraram em frente ao prédio da Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro), que recebia a visita do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos.

Uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) abria caminho para o carro de som, que reproduzia a música “Onde está o dinheiro?”, sucesso de Gal Costa. Os participantes entoavam a canção ao som de apitos e gritos que cobravam o pagamento das horas extras em atraso há mais de três meses, principal motivo da greve iniciada na terça-feira (23).

Tu Reginato, presidente do Sindmuni (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro), disse que o movimento está fortalecido com grande índice de adesão. Segundo ele, o protesto não foi premeditado. Os servidores estavam concentrados em frente ao Paço Municipal, quando ficaram sabendo da visita do ministro e decidiram ir até o local. O prefeito Du Altimari não compareceu ao evento. Os grevistas ficaram parados por alguns minutos no local e depois foram embora.

Na tarde dessa quarta-feira (24) a prefeitura protocolou uma proposta no sindicato que prevê o pagamento em dia a partir de outubro. As horas extras em atraso seriam pagas em duas parcelas em fevereiro e março de 2015. A proposta foi levada para votação em assembleia na noite de quarta, mas foi rejeitada pela categoria, que decidiu pela manutenção da greve. Os servidores devem apresentar uma contraproposta à prefeitura nesta quinta (25). A prefeitura foi procurada pela reportagem, mas não retornou até o fechamento da edição desta quinta-feira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Um ajudante do ‘Bom Velhinho’ na Cidade Azul

Autora de Rio Claro lança livro com temática de fim de ano