Vivian Guilherme
O bairro Saúde está entre os mais antigos do município. O nome da localidade corresponde bastante à sua vocação, afinal, estão estabelecidos no bairro a Santa Casa de Misericórdia, o Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo, a Rede Rioclarense de Combate ao Câncer, a Sociedade São Vicente de Paulo, além de diversos consultórios e clínicas médicas. O agradável bairro fica entre o Jardim Donângela e a Vila Paulista, margeado pela linha férrea.
Quem conhece bastante sobre a história do bairro é Flávio José, que nasceu ali na Rua 1 e acompanha o crescimento do local há 77 anos. “Aqui não tinha asfalto, era tudo areião, aqui passava boiada para ir ao matadouro, nessa esquina aqui na frente montavam circo e parque, só tinha a Santa Casa, mais nada. Vi tudo crescer”, conta Flávio, que diz gostar de tudo no bairro. “Tendo saúde o importante é isso”, exclama.
O comerciante Milton Teixeira também diz gostar do bairro, mas reclama da falta de segurança. “Já fui assaltado três vezes aqui”, lamenta o comerciante.
Rubis Nunes Filho comenta gostar da vizinhança, mas questionado sobre as melhorias necessárias no bairro, ele fala sobre a necessidade de um semáforo na Rua 1 com a Avenida 15. “Colocaram uma faixa de pedestres aqui, mas não resolveu o problema, acho que piorou, a faixa é muito na esquina e uma pessoa chegou a ser atropelada nessa faixa.” Ele sugere ainda a colocação de radares no trecho, devido ao grande movimento de veículos que passam em alta velocidade. “Até ônibus passam correndo aqui.”