Técnicos de enfermagem que atuam na rede pública municipal de Rio Claro participaram no final de semana de treinamento voltado a ações de suporte básico à vida. A capacitação foi realizada em São Paulo a partir de inscrição prévia realizada com o Ministério da Saúde. Dois profissionais da Fundação Municipal de Saúde participaram das atividades direcionadas a técnicos de enfermagem do Brasil todo.
Em etapa que antecedeu a capacitação presencial os técnicos de enfermagem Luziene da Costa Oliveira, que atua no Samu, e Gilmar da Cruz Furlan Júnior, que exerce suas funções na UPA do Cervezão, participaram de atividades on-line, que incluíram aulas e provas. A capacitação é resultado de parceria entre o hospital Beneficência Portuguesa e Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.
“Foi uma atividade muito importante para aprimorar os conhecimentos da equipe”, observa Tatiana Zanóbio, responsável pelo Samu. A capacitação incluiu simulação realística e aconteceu no centro de treinamento do Beneficência Portuguesa.