Divulgação

Quitar dívidas deve ser prioridade para quem receber a restituição
Quitar dívidas deve ser prioridade para quem receber a restituição (Imagem: reprodução)

Mais de um milhão e meio de contribuintes deverão receber a partir desta sexta-feira (15) o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2014 (ano-base 2013). O montante, segundo a receita é de quase dois milhões de reais e os valores a serem restituídos serão depositados na conta indicada pelo contribuinte no momento em que ele fez a declaração.

A expectativa dos economistas é que a entrada desse novo lote no mercado deva mexer com a economia do país e o contribuinte deve escolher qual o melhor uso para esse recurso.

Embora a restituição possa significar um dinheiro extra no orçamento, os contribuintes devem se lembrar de que este é um dinheiro que está sendo devolvido. “Cada pessoa tem uma prioridade para usar o dinheiro da restituição, que não caiu do céu, mas é uma devolução dos impostos que pagamos a mais no ano passado” lembra o professor de economia da IBE-FGV, Paulo Grandi.

Para quem está com dívidas, a prioridade deve ser quitá-las ou reduzi-las e assim diminuir o peso dos juros no orçamento. “Lembre-se de quitar primeiro as dívidas mais caras como cheque especial e cartão de crédito” alerta o professor.

Aqueles que não têm dívidas podem usar o dinheiro para criar uma folga no orçamento ou até mesmo antecipar as compras de final de ano. “Normalmente o valor a ser recebido não é muito alto, mas podemos quitar as pendências financeiras ou até mesmo investir em algo que podemos aproveitar” diz o professor de economia da IBE-FGV, Paulo Ferreira.

O pagamento das restituições de 2014 será feito em sete lotes e o último lote será pago em dezembro. Para saber se você teve a restituição liberada, acesse o site oficial da Receita Federal ou ligue para o Receitafone, no número 146.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias: