O jornalista Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, realizam neste sábado, em diversas cidades do país, a campanha “De Olho nos Olhinhos”, com o intuito de identificar crianças portadoras de retinoblastoma, um tumor que se faz presente no globo ocular do pequenos.
O apresentador e a esposa seguem firmes na causa há cerca de dois anos, quando a primogênita Lua foi diagnosticada com a doença. Em vídeo que circula nas redes sociais, Tiago Leifert fala sobre a necessidade do diagnóstico precoce e a importância de disseminar informações sobre os exames necessários.
“É muito agressivo, muito perigoso e pode ser fatal, pouca gente desconfia e por isso precisamos falar sobre o assunto, para que achemos esse diagnóstico”, aponta. A filha de Leifert e Daiana completa no mês de setembro dois anos de tratamento do câncer que a acomete no olho.
SINAIS
Os pais e responsáveis precisam ficar atentos aos principais sinais, como o “olho de gato”, em que a pupila (menina do olho) pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo facilmente visível em fotos tiradas com flash. A alteração na posição dos olhos é um outro alerta, como o desvio ocular (estrabismo) ou tremor nos olhos. Em todos esses casos a criança deve ser levada ao oftalmologista para um exame completo.
“Ao tirar uma foto com flash, o reflexo vermelho na pupila é normal. Se o reflexo for branco ou escuro, pode ter algum problema e seu filho deve ser examinado por um oftalmologista. Uma alternativa é o aplicativo CRADLE, que foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Baylor, no Texas, Estados Unidos. Disponível gratuitamente, é capaz de detectar sinais precoces de alterações oculares, inclusive o retinoblastoma. No entanto, o uso do aplicativo não descarta a necessidade de consultar um médico”, informa a oftalmologista e pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Andrea Zin.