O capitão José Odilon Figueira fez a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, relativa ao Dia do Soldado, destacando a importância da restauração da disciplina social, da noção de autoridade e do respeito às tradições e valores. “Sem esses valores, estamos nos infelicitando, diminuindo nossa autoestima e alterando nossa identidade”, destacou Figueira em seu discurso.
A comemoração do Dia do Soldado é realizada na data de aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, considerado o soldado símbolo da Pátria por ser figura de destaque em vários episódios importantes do Brasil Império. Caxias pacificou províncias insurgentes, restabeleceu a credibilidade na autoridade civil e revitalizou a crença no futuro das instituições, com espírito legalista e vislumbrando um futuro grandioso para o Brasil.
Também marcaram presença na solenidade o capitão José Odilon Figueira, chefe da seção de Fiscalização de Produtos Controlados do 13º RC MEC; o capitão da Reserva Claudio dos Santos Silva; Luis Fernando Bueno de Godoy, comandante da Guarda Civil Municipal; o primeiro sargento Robinson Alexandre Boeck, chefe de instrução do Tiro de Guerra; e o primeiro sargento Jussiê de Souza Dantas, instrutor do Tiro de Guerra.