Saber como proceder diante de uma situação emergencial e de risco iminente. Esse é um dos objetivos principais do PAM – Plano de Auxílio Mútuo, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Rio Claro, em parceira com cerca de vinte empresas do município.

O responsável pelo treinamento das equipes, o 2º Sargento Leme, do Corpo de Bombeiros da Cidade Azul, explica o que é o PAM e sua importância para a sociedade de modo geral.

“O Plano de Auxílio Mútuo é uma iniciativa fundamental para a nossa comunidade. São várias empresas e instituições que, em casos de emergência, trabalham juntas de forma eficaz e eficiente, com o objetivo de garantir uma resposta rápida em situações de crise, juntamente com o Corpo de Bombeiros”, fala.

O Sargento explica ainda que, dependendo da situação, os oficiais do Corpo de Bombeiros podem pedir auxílio aos profissionais das empresas que integram o PAM, afinal, são preparados para diversas situações.

“Os participantes do PAM estão preparados para enfrentar diversas situações, entre elas desastres, qualquer tipo de ocorrência em que haja uma logística um pouco maior, que saia da rotina do Corpo de Bombeiros, trazendo uma resposta coordenada e robusta para a situação. Por exemplo, um incêndio de grandes proporções no antigo Horto Florestal, em que precisemos de auxílio para combatê-lo, os integrantes do PAM podem ser acionados para ajudar neste trabalho, pois são devidamente capacitados”, pontua.

TORNEIO DE BRIGADAS

Como forma de integrar as equipes e colocar em prática os desafios aprendidos durante as reuniões – que acontecem mensalmente entre representantes das empresas de Bombeiros e treinamentos –, no último dia 6 de julho, foi realizado o tradicional Torneio de Brigadas, envolvendo aproximadamente 100 pessoas, sendo duas equipes de cada empresa – nove empresas marcaram presença.

O evento aconteceu na pista de treinamentos da DM Treinamentos, localizada na Rodovia Wilson Finardi, na área rural de Rio Claro, e também celebrou o Dia Nacional do Bombeiros, comemorado pela classe no dia 2 de julho.

Sargento Leme fala também sobre a atividade e explica como tudo aconteceu.

“Além dessas rotinas do PAM, temos o Torneio de Brigadas, cujo intuito é aprimorar as habilidades das empresas, dos brigadistas envolvidos no Plano. São desafios realizados em um ambiente completamente controlado, porém competitivo. Essas empresas são colocadas em situações reais de emergência, onde exige rapidez e precisão, além do trabalho em equipe”, disse o profissional.

Leme explica ainda que o torneio, realizado na última semana, fortalece a preparação das equipes, promove um espírito de camaradagem, cooperação e faz um networking entre todos os envolvidos.

“Existe sempre a oportunidade de aprender, compartilhar e trazer práticas diferentes entre uma empresa. Essa troca de experiências e conhecimento é fundamental para um bom resultado no trabalho que realizamos e, claro, temos também toda a prática e know-how dos oficiais do Corpo de Bombeiros. Estamos comprometidos em garantir a segurança e o bem-estar da nossa comunidade, por isso trabalhamos em equipe, juntamente com as empresas”, finaliza o sargento.

RESULTADO

Na prova de combate a incêndio, os três primeiros colocados foram: Riclan Filial, conquistando a primeira posição; Riclan Matriz, em segundo lugar; e De Heus, que ficou com a medalha de bronze.
No Atendimento Pré-Hospitalar, Riclan Matriz garantiu a primeira colocação, seguida por Arkema em segundo lugar e Unimed em terceiro.

Na classificação geral, Riclan Matriz sagrou-se campeã.

EMPRESAS

Integram o PAM cerca de 20 empresas da cidade de Rio Claro, mas durante o Torneio de Brigada, nove empresas participaram, cada elas com duas equipes. Entre elas: Unimed, De Heus, Ask Crios, Comercial João Afonso, Riclan, Arkema, Brascabos.

INFORMAÇÕES

Para obter mais informações sobre como a empresa pode integrar o Plano de Auxílio Mútuo, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Rio Claro, basta fazer contato com a equipe de oficiais do município e relatar o interesse. As informações e procedimentos serão repassados por parte dos responsáveis pelo grupo. Informações pelo telefone (19) 3534-5488.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.