Carine Corrêa
Atravessar nas imediações da Escola Municipal Darci Reginatto pode ser sinônimo de perigo aos alunos e outros pedestres que transitam no cruzamento da Rua 9 com a Avenida 16. O motivo é o abuso na velocidade de alguns motoristas, que passam pelo cruzamento sem se atentarem ao fluxo de estudantes na área escolar.
A comerciante Samira Lindo sugere que em frente à unidade escolar seja implantado um radar semelhante aos que estão sendo instalados no município. “Seria ótimo. Quem sabe assim haveria mais respeito. Falo isso porque sou mãe e vejo o perigo que existe aqui nessa região”, disse.
Thiene de Oliveira relata que já presenciou inclusive um acidente no cruzamento. “Um jovem que trafegava de motocicleta caiu próximo à sarjeta. Isso já faz uns dois meses. Os motoristas não respeitam a sinalização de parada obrigatória existente na Avenida 16”, contou. Ela também denuncia que vários carros estacionam irregularmente nos locais destinados a veículos escolares. “Já flagrei inúmeras vezes esse tipo de situação”, acrescentou.
O motorista Josias Rodrigues informou à reportagem que recentemente a Guarda Municipal esteve no local em fiscalização e autuou ao menos três motoristas. “Depois da atuação da Guarda, deu uma amenizada nas infrações, mas ainda tem um ou outro que estaciona na área destinada aos veículos escolares”, conclui.
O comando da Guarda Municipal esclareceu, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro, que a corporação está intensificando o patrulhamento em todas as unidades de ensino.