Lucas Calore
A treinadora de taekwondo Carmen Pigozzi, que mantém a Academia Pro Team em Rio Claro, esteve na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A atleta assistiu ao grandioso show que ocorreu na noite dessa sexta-feira (5) no Maracanã.
“Eu fiquei ao lado da saída das delegações, tirei foto de tudo. Tirando a parte linda do evento, que foi surpreendente, ver o brilho no olhar e o sorriso dos atletas foi emocionante. Eu participei da abertura dos jogos de Sidney, na Austrália, então chorei vivendo e relembrando. O final com os fogos e a pira olímpica foi maravilhoso”, disse.
Carmen está a frente do time feminino da modalidade na competição. Ela foi uma das atletas convidadas a carregar a tocha olímpica em Rio Claro no mês de julho. Saiba mais sobre sua história clicando aqui.
Cerimônia emociona
Após mostrar com muita luz, cor e música a diversidade cultural do Brasil, a temática do espetáculo de abertura da Rio 2016 mudou e abordou as mudanças climáticas que o país e o mundo enfrentam.
A emissão de gases de efeito estufa, o degelo dos polos, a elevação do nível do mar e o aumento da temperatura entraram em cena para alertar por um mundo mais sustentável. Nessa parte da festa, as atrizes Fernanda Montenegro e Judy Dench recitaram o poema A Flor e a Náusea, enquanto telões apontavam o reflorestamento como um caminho. Em seguida, começou o desfile dos 12 mil atletas de 207 delegações participantes dos jogos olímpicos. São 206 países e o time dos refugiados olímpicos.
O primeiro país a desfilar foi a Grécia, que tradicionalmente abre essa parte da cerimônia. Em, seguida, as delegações começaram a entrar em ordem alfabética. O público presente no evento aplaudiu de pé a entrada dos atletas. A delegação brasileira, anfitriã dos Jogos, com 465 atletas.