Ednéia Silva
Muito tem se falado sobre trem de passageiros em Rio Claro nas últimas semanas. Tanto que dois projetos em andamento têm sido confundidos pela comunidade. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) iniciou campanha pelo retorno do trem de passageiros. Já Câmara e a Prefeitura tem projeto para implantação do Trem Turístico e Museu Ferroviário na cidade.
A vereadora Maria do Carmo Guilherme explica que esse projeto ainda está na primeira fase com a reimplantação de 100 metros de trilhos na antiga estação ferroviária, na Rua 1, entre as Avenidas 2 e 3. A recolocação foi determinada pelo Ministério Público. Os trilhos foram retirados na época do governo Cláudio Di Mauro, mas sem autorização do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico).
Agora, os trilhos estão sendo recolocados pela empresa Rumo/ALL. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira para a Preservação da Ferrovia (ABPF). A vereadora informa que a segunda etapa é a implantação do trem quando a Rumo/ALL vai fazer levantamento de custo do projeto. Segundo ela, nas outras cidades onde a ABPF tem o Trem Turístico, a associação paga aluguel pelo uso dos trilhos. Ela lembra que Rio Claro já tem uma locomotiva de passageiros e um carro bar. Para viabilizar o projeto é necessário a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Com relação ao trem de passageiros, o projeto da criação de trens metropolitanos está sendo desenvolvido pelo governo estadual. A linha ligará São Paulo a Americana. A OAB iniciou campanha para que Rio Claro seja incluído na primeira etapa desse projeto, ou seja, para que o percurso do trem seja estendido até Rio Claro.
O autor da ideia foi o desembargador aposentado Irineu Carlos de Oliveira Prado, que é filho de ferroviário. Ele foi nomeado pela OAB para representar a entidade nesse pleito. Desde então reuniões foram realizadas no sentido de conseguir o apoio de entidades para a causa. A campanha também foi estendida para as cidades da região como Santa Gertrudes, Cordeirópolis e Limeira, que também serão beneficiadas.
No momento está sendo feita coleta de assinaturas para a confecção de um abaixo-assinado. Depois de pronto, o documento será encaminhado para as autoridades no sentido de sensibilizá-las para a causa. O Trem Turístico deverá oferecer viagens curtas com embarque e desembarque na estação. Já o trem de passageiros deverá parar na estação no Jardim Guanabara.
DIA DO FERROVIÁRIO
Maria do Carmo informou que o Dia do Ferroviário, comemorado no dia 26 de abril, terá várias atividades na antiga estação. Integrantes dos segmentos ligados à ferrovia vão desembarcar na estação onde será realizada uma missa às 8h30. A locomotiva de passageiros e o carro-bar estarão em exposição no local. Haverá exposição de ferromodelismo de Rio Claro e região e artesanato. A Seresta e a Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários vão se apresentar na estação. As atividades serão realizadas das 8h30 às 16 horas.