Matheus Pezzotti

pefus

Existente desde 2001, o Programa de Exercício Físico em Unidade de Saúde (Pefus) é um projeto de extensão da Unesp de Rio Claro.

Atualmente, o projeto atende mais de 300 pessoas, com idade acima de 18 anos, divididas em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa de Saúde da Família (PSF) do município e uma no distrito de Ajapi.

De acordo com Iaian Pignatti Teixeira, um dos professores do projeto, qualquer pessoa apta à prática de atividade física pode participar desta iniciativa.

“Atualmente, a única restrição é a não liberação médica para a prática de atividade física, fora isso qualquer pessoa apta à prática de exercícios pode fazer parte”, afirma.

O Programa de Exercício Físico em Unidade de Saúde é composto por exercícios físicos generalizados, que envolvem flexibilidade, força, capacidade aeróbia, coordenação e agilidade, além de orientações sobre hábitos saudáveis, com o objetivo de promoção e manutenção da saúde física e mental.

“A iniciativa faz parte de um projeto maior intitulado Saúde Ativa Rio Claro, cujo objetivo principal é promover e incentivar ações voltadas para promoção da atividade física e saúde”, explica Teixeira.

O Saúde Ativa Rio Claro, além de englobar o Pefus, ainda promove o Programa de Exercícios Físicos para a Terceira Idade (Profit), evento semestral intitulado Saúde Ativa e um evento científico que leva o nome de Encontro de Atividade Física e Saúde.

Os horários das aulas variam de acordo com a unidade de saúde, porém a maior parte é realizada na parte da manhã, das 7 às 8 horas ou das 8h15 até as 9h15.

“Com sete professores e cinco estagiários de educação física, as aulas são realizadas preferencialmente na unidade de saúde, porém, para as unidades que não possuem locais adequados para a prática de atividade física, utilizamos outros locais, como escolas, quadras, centros comunitários e academias próximas a essas unidades”, relata Inaian.

Para participar das aulas, os interessados devem comparecer a um dos 13 locais em que as atividades acontecem e fazer a inscrição diretamente com o professor responsável.

As UBS que abrigam a iniciativa são nos bairros: Mãe Preta, Palmeiras, Bonsucesso, Benjamin de Castro, Jardim Novo I, Jardim Wenzel, no CSU Mitiko Nevoeiro, no Bairro do Estádio, no Jardim das Flores, no Jardim Santa Maria (Nosso Teto e Boa Vista), na Vila Cristina, no Jardim Panorama, no Cervezão e na Igreja Santo Antônio de Ajapi.

Após a matrícula, será solicitado ao aluno um atestado médico liberando-o para a prática de atividade física. Mais informações no telefone 3526-4331.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.