Chefe de cartório Guilherme Taufic na 110ª zona eleitoral de Rio Claro

Cerimônias tiveram início no final da manhã de terça-feira, nos dois cartórios eleitorais da cidade de Rio Claro e seguem até o dia 4 de outubro

Teve início nessa terça-feira (24), em Rio Claro, a lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais do dia 6 de outubro de 2024, onde serão eleitos prefeito, vice e vereadores para os próximos quatro anos.

As cerimônias aconteceram simultaneamente nas duas zonas eleitorais do município. Na 110ª, onde o chefe de cartório é Guilherme Taufic, 265 urnas passarão pelo processo que já teve início e segue até o dia 4 de outubro. E no cartório eleitoral da zona 288ª, de responsabilidade de Alexandre Sanches, 46 de 237 urnas já receberam os lacres necessários após os dados e testes ainda ontem.

Guilherme Taufic durante lacração da urna na terça-feira

A LACRAÇÃO

A lacração das urnas é realizada durante uma cerimônia pública que consiste na inserção, por meio das mídias, dos sistemas eleitorais e dos dados de eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos nas máquinas. O trabalho também inclui o teste de funcionamento dos equipamentos, que têm todas as portas de acesso físico lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda.

O procedimento está previsto na Resolução nº 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As mídias são os dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos de urna, votação e gravação de resultados.

Já os sistemas eleitorais, identificados na Resolução TSE nº 23.673/2021 (artigo 3º), são programas que automatizam o processo eleitoral, sendo executados tanto em computadores quanto nas urnas.

Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados em cerimônia pública no TSE, em Brasília, ocorrida em 10 de setembro. Posteriormente, os sistemas lacrados foram enviados aos TREs.