Divulgação
Na última semana, o uruguaio Federico Gonzales veio para o Brasil, especificamente para Rio Claro, para aprimorar seus treinamentos com a equipe Carmen Carolina Pro Team de Taekwondo.
Próximo de disputar uma vaga olímpica por seu país para o Rio 2016, na seletiva Pan-Americana que acontecerá em março, aproveitou para fazer o intercâmbio.
Adepto da luta marcial desde os quatro anos de idade, o uruguaio disse que não foi fácil manter o alto rendimento. Somente em 2012, quando se tornou integrante da Seleção Uruguaia, é que sentiu segurança em prosseguir na carreira do esporte, sendo também atleta militar.
O uruguaio esteve no Aberto do Rio de 2015, quando conquistou a medalha de prata. Foi nessa competição que conheceu a equipe rio-clarense e passou a segui-la nas redes sociais. E ao ter a oportunidade de vir para a Cidade Azul, não perdeu tempo.
“No Uruguai não temos muitos atletas [de taekwondo] para treinar, por isso vejo nos intercâmbios algo muito produtivo”, relata. Federico tem uma rotina de treinos na Academia Lee, no Uruguai, parecida com a da equipe rio-clarense, com dois a três treinos ao dia, divididos em preparos físico e tático.
Apesar da técnica Carmen Carolina Pigozzi não estar presente, pois estava acompanhando atletas em competições fora do país, o uruguaio se diz satisfeito. “Vou levar movimentos novos e técnicas diferentes, além de novos amigos. Penso em voltar, se me aceitarem de novo”, adianta.
Depois de Rio Claro, o uruguaio viaja para o México, onde ficará mais um mês treinando até a seletiva que vai decidir uma das vagas disputadas pelos países Pan-Americanos para os Jogos Olímpicos.