Laura Tesseti
A permanência de diversos vagões de trem danificados próximos à antiga Estação Ferroviária de Rio Claro intriga muitos moradores da cidade. Além dos perigos já conhecidos, a preocupação com o patrimônio também faz com que os munícipes cobrem uma solução para o problema.
Após diversos questionamentos da população, o JC entrou em contato com a assessoria de imprensa da América Latina Logística, empresa responsável pela malha ferroviária de Rio Claro, e recebeu como resposta que os vagões referidos aguardam manutenção.
“A concessionária que administra a linha férrea informa que os vagões referidos aguardam manutenção em área operacional e estão sendo encaminhados à oficina especializada para recuperação”, fala a nota enviada pela ALL.
A América Latina Logística ainda cita a importância da manutenção realizada nos vagões. “É importante ressaltar que o retorno de ativos à circulação ferroviária é constante, contribuindo para o aumento da capacidade do transporte ferroviário.”
Congestionamento e barulho
Outro ponto, ligado aos vagões, que vem causando um desconforto a boa parcela de comerciantes localizados na Rua 1, com a Avenida 7, no Centro, são as constantes manobras realizadas pelos trens no local.
“As manobras acontecem cerca de três vezes por dia. O congestionamento é muito grande, atrapalha todo o trânsito da região”, fala Rubens Volpe Ribeiro, proprietário de um comércio próximo ao local.
Durante os horários em que as manobras acontecem, cerca de cinco quarteirões costumam ficar congestionados, tanto na Rua 1, quando na Avenida 7, disseram alguns comerciantes.
“Sem falar no apito dos trens, quando eles estão fazendo isso, é terrível e incomoda muito não só a nós, que trabalhamos por aqui, mas também a muitos moradores que o bairro possui”, reclama Ribeiro.
A assessoria de imprensa da ALL informou que a passagem de nível (PN) está em área operacional.