Valdira Guimarães Augusto
O mais recente caso envolvendo vazamento de fotos íntimas de celebridades atingiu a atriz Jennifer Lawrence, de “Jogos Vorazes”. As fotos foram divulgadas na noite de domingo por usuários do website 4chan. Um suposto hacker diz ter fotos de mais de 100 celebridades nuas, além de Jennifer. Atrizes como Scarlett Johannson e a brasileira Carolina Dieckmann também passaram por casos semelhantes nos últimos anos. O caso serve como mais um alerta para que as pessoas tenham cuidado com fotos e conteúdos armazenados no celular, computador ou mesmo divulgados na internet.
Gabriel Ferrari Mariano, analista de sistemas do Jornal Cidade, explica que, no caso de armazenamento de fotos e arquivos em dispositivos, há dois riscos: um é o dispositivo ser atacado via internet, o que pode ocorrer em caso de vírus; o outro é impedir que pessoas não autorizadas acessem seus dispositivos. Assim, é necessário um bom antivírus e, se for enviar o celular ou computador para manutenção, remova os arquivos, ou seja, faça um backup.
“Muitas pessoas usam hoje o que chamamos de computação em nuvem, cloud computing, ou simplesmente a nuvem, o que permite que a pessoa guarde seus arquivos em um lugar seguro na internet. Porém, o risco neste caso é relativo, pois você nunca está 100% livre de falhas e a nuvem pode ser invadida por hackers. Mas o casos mais comuns são quando a pessoa tem a senha invadida por alguém mal-intencionado”, explica Mariano.
Como orientação, o analista pontua que nunca devemos usar senhas fáceis como, por exemplo, data de nascimento. Outra dica é usar senhas diferentes para serviços distintos e, caso precise enviar algum dispositivo para manutenção, remover seus arquivos e fotos pessoais.