A cidade de Corumbataí comemora o resultado do ranking Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. O município ficou em 4º lugar de 770 cidades em todo o Brasil frente ao cumprimento dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU), para a Agenda 2030, um conjunto de ações com 169 metas, de 88 indicadores, com o propósito de estabelecer metas, prazos e compromissos para o enfrentamento dos principais problemas globais.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan News Rio Claro, nesse sábado (3), o prefeito Leandro Martinez (DEM) celebrou o alcance. “Tenho orgulho em dizer que fizemos Corumbataí chegar nessa colocação quase que naturalmente. Os ODS são a eficiência da administração, as boas ações, a efetividade do resultado que você entrega para a população. Os Objetivos são voltados para a qualidade de vida, bem-estar, saúde e educação. Quando assumi o governo lá atrás, eu disse que sabíamos que as pessoas esperavam obras, coisas vistas aos olhos, mas que focaríamos na população para desenvolver as próximas gerações. E é isso que aconteceu. Com nossas ações conseguimos colocar Corumbataí nesta colocação”, comenta.

Segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, a cidade atingiu 7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis, cidade e comunidade sustentável, produção e consumo sustentável, proteção da vida marinha, proteção da vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes. O ranking aponta que a cidade ainda tem alguns desafios para a fome, saúde, educação, igualdade de gênero, crescimento econômico e industrial, entre outras. Ainda assim, obteve 71,9 pontos de 100 no índice, ficando atrás apenas das cidades de Morungaba (SP), Pedreira (SP) e Jumirim (SP).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Queda de energia elétrica afeta abastecimento de água na cidade

Black Friday: Procon alerta sobre cuidados contra golpes