Ednéia Silva
Um longo congestionamento de veículos se formou na manhã dessa quarta-feira (10) no cruzamento da Avenida 7 com a Rua 1, região central da cidade. O tráfego de carros foi interrompido por causa da manobra de vagões na linha férrea. O congestionamento aconteceu na Rua 1 e também na Avenida 7, onde a fila de veículos deu quase duas quadras. Impacientes, alguns motoristas utilizaram as buzinas.
De acordo com a ALL (América Latina Logística), o congestionamento durou apenas alguns minutos. Segundo a empresa, o local citado é uma área operacional onde é comum a realização de manobras.
>>> CLIQUE AQUI E CONFIRA O VÍDEO DO CONGESTIONAMENTO
Em matéria anterior feita pelo JC, a ALL informou que os maquinistas que operam no trecho estão orientados a cumprir a norma 215 do Regulamento Geral de Operação Ferroviária, seguido por ferrovias no mundo inteiro, pela qual se deve tocar a buzina da locomotiva antes de iniciar a movimentação quando se aproximar de túneis, viadutos e/ou de uma passagem de nível.
Neste último caso, deve-se começar a tocar a buzina com suficiente antecedência para que produza o efeito de advertência desejado, não menos de 200 metros antes de chegar à passagem de nível. Deve-se continuar tocando a buzina até que o cruzamento esteja ocupado pelo trem.
Vale lembrar que essa passagem de nível foi construída depois das obras de revitalização realizadas pela prefeitura. Antes havia um pontilhão no local e os veículos passavam sob a linha férrea. Após o término das obras, foi feita sinalização no local.
Em novembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário reforçou a sinalização de solo e de placas de trânsito nos principais cruzamentos da linha férrea para garantir a circulação segura para veículos e pedestres. De acordo com a pasta, os condutores precisam ficar atentos e respeitar a sinalização, principalmente o limite de velocidade.