Carine Corrêa
Na tarde dessa terça-feira (23), funcionários da Prefeitura de Rio Claro denunciaram o descarte incorreto de um produto de origem desconhecida em um terreno no bairro Vila Paulista.
A principal preocupação dos funcionários era quanto ao risco ao meio ambiente e à população que compõe o bairro. “Quando estávamos fazendo a limpeza aqui no bairro, nos deparamos com esses produtos. Não sabemos se é lixo hospitalar. A destinatária seria uma empresa no bairro Jardim Novo”, diz um dos funcionários que não quis se identificar.
Com base na etiqueta que estava nas caixas de isopor, a reportagem fez uma busca. No portal da provável empresa remetente consta que os produtos são utilizados em indústrias farmacêuticas e de biotecnologia a nível mundial.
A Vigilância Sanitária informou que esteve no local e inspecionou o material. “Trata-se de caixas vazias, não contendo material nocivo à saúde e ao meio ambiente. A empresa foi comunicada e autuada. Segundo ela, foi contratado um serviço para o descarte correto desse material, o que não aconteceu”, esclareceu.